Translate

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

POLÍTICA DE REDUÇÃO DE CUSTOS (PRC)



É o processo de criação de valor para o acionista decorre da rentabilidade advinda do lucro.

 Lucro = Vendas (-) Custos 

Há duas grandes vertentes operacionais para buscar maior lucro e maior valor para os acionistas: aumentar as vendas e reduzir os custos. Reduzir custos pode ser tanto reduzindo o seu valor ou, em caso de aumento de vendas, conseguindo aumentos e custos inferiores aos aumentos verificados nas vendas. 

Dentro da equação do lucro, a variável vendas, fundamentalmente, tem suas origens no ambiente externo da empresa e, portanto, é a variável da lucratividade de que a empresa tem a menor possibilidade de domínio. 

Assim, a empresa volta-se para a variável de lucratividade em que ela tem maior condição de controle e domínio, que são os custos, elementos do ambiente interno da empresa. Para que a PRC seja eficaz, ela deve ter um caráter de permanência e generalidade. Portanto, redução de custos não pode ser simplesmente reduzir uma despesa, um custo, um volume, um equipamento, mas ter, toda ela, uma visão global e de longo prazo. 

O objetivo básico da PRC é o aumento do valor da empresa para os donos ou acionistas por meio do lucro. Uma das propostas de redução estratégica de custos é sistêmica e centras em 4 focos de atuação: ótica da produção de valor, ótica dos processos internos, ótica dos recursos e ótica do financiamento. Além disso, há 3 quebra-cabeças que a administração tem de resolver: custo, desperdício e lucro. Todo processo deve ser continuamente avaliado em termos de eficiência e redução de desperdícios. O desperdício pode ser simbolizado pela palavra re, ou seja, tudo que é feito de forma repetida (retrabalho, reforma, revisão etc.). 

Uma PRC pode ser apresentada em 3 níveis: 
1. PRC em nível estratégico (elementos condutores da redução: volume de produção, tecnologia do produto, tecnologia essenciais, reengenharia, tempo, tempo e teoria das restrições, tempo e ciclo de vida de desenvolvimento do produto e eficiência dos recursos); 
2. PRC em nível operacional (elementos condutores da redução: estrutura do produto, gestão do roteiro de fabricação, gestão do tempo físico, gestão do aspecto financeiro, comprar versus fabricar, gestão do custo das atividades internadas, logística e qualidade); 
3. PRC em nível de execução e controle (trabalha diretamente com os itens dos insumos de produção, ou seja, discute-se o menor custo do recurso já definido. Elementos condutores da redução: fórmula do custo - preço unitário do recurso x quantidade empregada - e análise do valor). 

Programas e equipes de trabalho: A PCR só é possível de ser implementada e operacionalizada com o comprometimento de toda a estrutura empresarial, por meio de programas formais e equipes de trabalho. 
Programas e Equipes de PCR estratégica: Desenvolvimento de novos produtos e redução do ciclo de criação de produtos; Introdução ou eliminação de produtos; Redução de desperdícios; Just-intime e teoria das restrições.
Programas e Equipes de PCR operacional: Qualidade ISO 9000 / TQC (qualidade total); Sigma/ 5S / TPM; Comitê de redução de custos; Programa de desenvolvimento de fornecedores (outsourcing). Programas e Equipes de PCR de execução e controle: Círculos de qualidade / Kaizen; Análise de valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário